terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO VIVA: VOCÊ SABE O QUE É?

Uma visão ampliada de alimentação
Com a visão ampliada daquilo que nos mantém, a “Alimentação Viva” é aquela que valoriza a VITALIDADE de todos os “alimentos”, sejam eles vindos dos elementos da natureza ou do estilo de vida como fontes de energia (ou de organização da bioeletricidade corporal, como prefere Cousens G.).Por isso incluímos em nossas atividades a prática da atividade física e da respiração (yoga), a experimentação na produção de alimentos aumentando o contato com o ambiente natural (horta) e as vivências em grupo favorecendo trocas de “alimento” humano e afetivo.Com isso criamos um ambiente favorável a saúde ainda que na zona urbana.


Vitalidade
 A VITALIDADE é a expressão da “Energia Vital” que está contida em todos os seres. Presente em tudo que nos cerca, procuramos viver o “modo de energia vital” no cotidiano  de nossas escolhas sejam do estilo de vida seja do alimento  que optamos. Através de palestras, conversas na mesa e trocas de informações, vamos criando a consciência desse modo de olhar a vida e com isso nos fortalecermos.
Na mesa, o alimento com maior vitalidade é o vegetal no início de seu crescimento e, por isso, as sementes germinadas e brotos constituem as bases da Culinária Viva.

Classificação dos alimentos segundo a vitalidade:
Classificados por EDMOND BORDEAUX SZEKELY(médico e divulgador da Higiene Natural e do estilo de vida dos essênios), os alimentos podem ser agrupados segundo a energia vital como:
Biogênicos (que favorecem a geração da vida): sementes germinadas e brotos.
Bioativos (ativam a vida, por ainda manterem a vitalidade): frutas, legumes, verduras frescas e cruas.
Bioestáticos (mantém a vida): alimentos cozidos, congelados e refinados.
Biocídicos (consomem a vida): alimentos com produtos químicos ou radiações, conservantes e aromatizantes.

Histórico

As informações básicas e fundamentais sobre a Alimentação Viva são encontradas nos trabalhos da Dra Ann Wigmore, que escreveu vários livros sobre o assunto na década de 80 na Califórnia – EUA. Embora o conhecimento sobre os benefícios remonte à Hipócrates (Dieta Hipocrática), a autora tem o mérito de organizar e popularizar o conhecimento que hoje se constitui num movimento ecológico baseado no “Estilo de Vida da Alimentação Viva”. Deixou muitos adeptos e seguidores que foram criando suas próprias “escolas” constituindo-se um movimento chamado de Raw Food e Living Food.
 Segundo ela, as sementes quando germinadas produzem grande quantidades de enzimas digestivas que facilitam o processo digestivo de todos os alimentos, além de potencializarem a energia vital em seu interior. Também os Sucos e os Alimentos Fermentados são fontes de enzimas digestivas e carregados de energia vital. Seu trabalho foi  especialmente dirigido para a cura. Fundou o Instituto Ann Wigmore, uma clinica para desintoxicação atualmente em Puerto Rico  e, seus seguidores mantêm a as práticas mesmo depois de seu falecimento.

Proposta culinária de Ann Wigmore
O programa culinário proposto por Ann Wigmore se baseia num conjunto de alimentos que facilitem a digestão, sem processamento pelo fogo e pelo resfriamento, mantendo a energia vital. Inclui vegetais frescos, maduros, orgânicos (quando possível),sementes germinadas e brotadas, desidratados e fermentados. Analisado e aprovado pela FDA (Food and drugs administration), a dieta ultrapassa em mais de 200% das necessidades nutricionais humanas determinadas pela organização.

Fonte: Projeto Terrapia - ENSP - FIOCRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário