quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

REFLITA SOBRE ISSO

Este incrível texto foi escrito por Ricardo Inez Filho: integrante do Centro de Cura Planetária, poeta, músico, escritor, idealizador e diretor do site em construção "Conselho de Gaia" e ativista ambiental. Com suas maravilhosas palavras, Ricardo nos leva a um "tour" pelo mundo da consciência ecológica, fazendo-nos refletir sobre a forma vergonhosa com que tratamos um dos mais preciosos bens deste mundo material: a ÁGUA. Boa viagem!

ü ÁGUA - 2070
Dias de um Futuro Esquecido



              Acabo completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85 anos. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que resta pouco tempo. Hoje, sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora.  Agora, usamos toalhas untadas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que utilizávamos à água dessa forma, recordo que havia poucos anúncios que dizia para “CUIDAR DA AGUA”, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que jamais a água poderia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinarias são a principal causa de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são as principais fontes de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário. Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber era de oito copos por dia. Hoje, só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta gradativamente a quantidade de lixo no mundo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água.

A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não tem a camada de ozônio que os filtrava na atmosfera. Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parecerem ter 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio esta degradado por falta de arvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, deformações e até mutações.

O governo nos cobra pelo ar que respiramos 137 m cúbicos por dia por habitante adulto. Quem não pode pagar, é retirado das “zonas ventiladas”, que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A expectativa de Vida é de 35 anos. Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro e o diamante. Aqui não há arvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida. As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição da indústria do século XX.

Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém o fez. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonito eram os bosques lhe falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho, poder nadar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis! Ela me pergunta: Papai! Por que a água acabou? Então, sinto um nó na garganta! Agora, nossos filhos pagam um alto preço... Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar atrás e fazer com que a humanidade compreenda isto... Enquanto ainda é possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário