terça-feira, 14 de junho de 2011

GERMINADO SAÚDE E BEM ESTAR

dE bEm CoM a vIdA

edição de maio de 2011

por Juliana de Paula*




De bem com a vida, de bem com o mundo, e de novo de bem com...o estômago! Daremos continuidade este mês com nosso bate-papo sobre “Alimentação Viva”, nome dado a uma forma de alimentar-se que se baseia no respeito à ENERGIA DOS ALIMENTOS. É conhecida como raw food (comida crua) por não cozinhar a comida e utilizá-la crua ou submetida a uma temperatura de até 50ºC.

Aprenderemos nesta edição como germinar os grãos e sementes, também chamados de alimentos biogênicos (porque geram ou regeneram a vida) e que são as principais “estrelas” da Alimentação Viva porque são muito ricos em nutrientes e podem ser utilizadas em preparações tanto doces quanto salgadas. Por se tratar de um alimento vivo, deve ser utilizado cru, desidratado ou “amornado” (nome dado a um das técnicas utilizadas nesta culinária).

A germinação dos grãos ocorre em períodos variáveis de acordo com as condições climáticas e a qualidade da semente. Atingem sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos. Mas cuidado: alguns grãos ou sementes não devem ser consumidos como germinados, tais como os feijões. Opte em aguardar um pouco mais o seu crescimento e consuma-os como brotos. Outros precisam ter sua “casquinha” (fitatos) retirada antes do consumo: é o caso do grão-de-bico, por exemplo. Para você não errar, segue algumas sugestões: girassol, aveia, trigo, linhaça, arroz, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, ervilha, feno-grego.

Confira como a professora  Ana Branco, do projeto Biochip, nos ensina o procedimento da germinação dos grãos e sementes:
1.      Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
2.      Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
3.      Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
4.      Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
5.      Enxaguamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Agora que você já aprendeu como fazer, prepare um delicioso e saudável pão, que vai ajudá-lo a manter a forma e o bom humor, especialmente se você utilizar o trigo. Esta semente, quando germinada, é capaz de atuar no sistema nervoso central, afastando a depressão e possui uma maior quantidade de vitaminas e aminoácidos. A vitamina C, por exemplo, aumenta em 600%. Você não leu errado, é isso mesmo, falamos de 600% mais saúde e energia. E dada a sua composição, constitui uma das melhores fontes naturais de ferro, de magnésio, de proteínas raras e de vitaminas B e E. A receita de hoje tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho Essênio da Paz:

“Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão" (p.43,44 SZEKELY, 1981).

PÃO DOS ESSÊNIOS


Coloque uma xícara e meia de grãos orgânicos de trigo (podem ser substituídos por grãos de centeio, milho, cevada, aveia) em três xícaras de água, durante uma noite. Escorra a água e deixe germinar durante 36 horas, enxaguando e escorrendo os grãos de duas a três vezes ao dia.
  • Moa os grãos germinados em um moedor, um liquidificador ou um processador. Amasse até adquirir a consistência de uma massa de pão, que pode ser doce ou salgado. Para pães doces, é melhor deixar os grãos de trigo crescerem por mais algumas horas, pois ele adquirir sabor doce.
  • Adicione temperos a seu gosto ou outros alimentos como passas, tâmaras, sementes de girassol, etc.
  • Unte uma assadeira ou frigideira e coloque a massa em rodelas achatadas, semelhante a um pão sírio.
  • "Asse" no sol ou em um lugar quente (num forno morno ou desidratador de alimentos). Lembre-se: na temperatura máxima de até 50ºC, por se tratar de um alimento vivo.
O pão estará pronto quando por fora se formar uma crosta fina e dentro estiver úmido, mas não grudento.

Prepare-se para se surpreender com este novo sabor. E lembre-se: ter mais saúde e disposição também é uma questão de escolha, então mãos à obra e faça sua parte!


*Juliana de Paula é Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Plantas Medicinais e em Terapias Vibracionais. Conferencista internacional e responsável no Brasil pelo projeto mundial “Féducação”, uma nova pedagogia baseada no amor universal, respeito próprio e liberdade. Acesse: http://colheitaviva.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário