sexta-feira, 17 de junho de 2011

TÉCNICAS DA "CRUZINHA VIVA" I - Prensar Alimentos

                                                                               Conceição Trucom - autora do texto

Quando dou as oficinas da alimentação crua e viva, esta é a técnica em que os alunos ficam mais fascinados. A prensagem é uma técnica super simples, prática e eclética: tudo pode ser prensado, ficar com nova cara, textura, sabor e finalmente ser consumido cru. Para os alunos fica uma sensação de libertação.
A prensagem nada mais é que um cozimento mecânico com as mãos, um artesanato, uma oportunidade de meditação. Alimentos como a berinjela, a abobrinha e a abóbora, que ninguém imagina poder ingerir crus, porque têm uma "cica", transformam-se após a prensagem em quitutes adoráveis. Crianças e adultos querem prensar, degustar e repetir.
Existem alguns vegetais que são incô­modos para mastigar, como o espinafre, o chuchu, a couve-flor e o brócolis. Por intermédio da prensagem, obtemos uma consistência mais branda (apesar de crocante), e a retirada de algumas resinas e ácidos. As pessoas comentam: quem diria? Couve-flor crua...Berinjela crua...
Como prensar?
A primeira etapa é picar, ralar ou processar (usar o elemento ralar do seu processador) o alimento conforme indicado na receita. Não precisa ralar ou picar muito fino pois será mais difícil prensar. Nem é indicado picar muito grande pois será mais difícil 'cruzinhar'.
Colocar tudo em uma tigela de vidro larga, que permita o bom manuseio dos alimentos. Acrescentar suco fresco de limão e sal marinho ou missô e começar a prensar tudo com as mãos. Ato mecânico de apertar e ao mesmo tempo aquecer, favorecendo o contato de cada pedacinho do alimento com os tempêros e as mãos. Seguir prensando até atingir o ponto desejado. Os princípios ativos que escorrerem das hortaliças encontrarão no sal e no limão uma estabilidade antioxidante.
O ponto desejado? Percebe-se a mudança de cor porque o alimento fica mais transparente, macio e mastigável. O mais curioso é que apesar de ‘cruzido’ o alimento fica saborosamente crocante. Em geral leva de 1 a 3 minutos dependendo da quantidade e tamanho do alimento.
Depois de prensado, escorrer o excesso de líquido que é gerado (jogar fora), acertar os tempêros, acrescentar ervas finas, decorar e servir.
Salada ‘cruzida’ de brócolis e couve-flor
Passar pelo processador (na lâmina ralar) 1 xícara (chá) de brócolis e 1 xícara (chá) de couve-flor. Passar para um pirex. Adicionar suco fresco de 1 limão médio e passar sal marinho (ou missô) nas mãos e iniciar a prensagem. Escorrer o excesso de líquidos gerado. Adicionar salsa e cebolinha picados, acertar os temperos e finalizar com um fio de azeite de oliva.
Pasta de berinjela ou babaganushi
Descascar uma berinjela média e picar em cubinhos. Passar para um pirex. Adicionar suco fresco de 1/2 limão (1 colher de sopa), passar sal marinho (ou missô) nas mãos e iniciar a prensagem. Escorrer o excesso de líquidos gerado. Levar a berinjela prensada para o liquidificador e adicionar abacate maduro picado (aproximadamente 1/2 xícara de chá), 1 dente de alho (para crianças usar 1/2 alho ou hastes de nirá) e bater até textura cremosa. Acertar a textura com o abacate e um fio de azeite extra-virgem. Acertar o tom de sal. Colocar num pirex, decorar com fios de azeite. Servir como salada, acompanhamento, recheio de sanduíches ou sobre canapés.
Na continuação
Técnicas da 'Cruzinha' II - Amornar Alimentos
Técnicas da 'Cruzinha' III - Marinar Alimentos
Técnicas da 'Cruzinha' IV - Fermentar Alimentos
Técnicas da 'Cruzinha' V - Germinar Sementes
Técnicas da 'Cruzinha' VI - Desidratar Alimentos

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-
fonte: www.docelimao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário