segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Artigo pulicado em 24/01/11 no Jornal "O Diário de Notícias" de Catalão,GO

Hoje vamos apresentar um prato muito especial a pedido de nossa leitora Hortência Maria. Confira o que ela nos escreveu:

“Olá pessoal, sou leitora do Jornal O Diário e achei muito interessante a adesão a esta campanha, que eu não conhecia. Estou disposta a tentar fazer minha parte. Gostaria de pedir que colocassem uma receita de bife à milanesa vegetariano (não sei se é possível), porque eu adoro estes bifes e não sei como substituí-los.”

Atendendo ao pedido de nossa leitora, aí vai uma receita muito saborosa de bife vegetal à milanesa, utilizando um fruto que é muito comum no cerrado brasileiro – a jaca. Você vai adorar! Mas antes, um alerta muito importante: as frituras, principalmente se consumidas com frequência, são muito prejudiciais à saúde. Sem falar que o óleo utilizado jamais deve ser descartado em água corrente, pois é altamente poluente. Se você consome frituras em sua casa, busque diminuir a quantidade gradativamente até, se possível, eliminá-las, ok?

Caso você não consiga abandoná-las de vez, então descarte o óleo utilizado em locais de reciclagem ou recicle você mesmo em sua casa, fabricando um sabão de ótima qualidade. Se quiser a receita do sabão caseiro, escreva-nos (madhuryaprema@hotmail.com) que enviaremos para você. Cada um fazendo a sua parte, o mundo ficará bem mais agradável, não acha? A “Revolução da Colher”¹ apóia a reciclagem e o meio ambiente agradece.

BIFE DE JACA À MILANESA


A jaca é um fruto muito interessante, amado por uns e odiado por outros. Se você é uma daquelas pessoas que não suporta nem o cheiro da jaca, não se preocupe. Esta receita utiliza a jaca preferencialmente verde, que não tem nem o cheiro nem o sabor da jaca madura. Você vai se surpreender com o resultado. Então arregace as mangas e mãos à obra:

Ingredientes: uma jaca preferencialmente verde ou não muito madura, uma batata grande, água, farinha de rosca o quanto baste, limão, sal e temperos a gosto, óleo para untar as mãos e fritar, papel para absorver o óleo da fritura.

Modo de preparo: Antes de começar a receita, unte os utensílios que vão ser utilizados no preparo da jaca com óleo, para que o “leite” não grude neles. Quando for trabalhar com a jaca, faça o mesmo com suas mãos. Lave bem a batata com a casca e cozinhe até ficar bem mole. Liquidifique com a água do cozimento, controlando a quantidade até formar um creme não muito espesso e reserve. Ela será utilizada para empanar os bifes no lugar do ovo. Lave bem a jaca e descasque como se fosse um abacaxi.  Corte as partes próximas da casca, na espessura desejada, formando pequenos bifes. Esprema o limão sobre eles para que não escureçam. Reserve. Separe as sementes das demais partes da jaca. As sementes podem ser cozidas e ficam muito saborosas. A parte fibrosa pode ser utilizada em outras receitas. Congele-a, pois na próxima semana publicaremos uma receita para utilizá-las.  Coloque os bifes retirados em água para cozinhar. Deixe cozinhar rapidamente, até ficarem macios, porém bem firmes. Tempere a gosto. Empane os bifes passando primeiro no creme de batata e em seguida na farinha de rosca (que você pode fazer aproveitando as sobras de pão velho de sua casa). Frite em óleo não muito quente e escorra no papel para absorver o óleo. Se preferir, você pode assar os bifes ao invés de fritá-los. Para isso, unte uma forma com óleo e coloque os bifes dispostos um ao lado do outro, com um fio de óleo por cima. Asse em forno quente até dourar dos dois lados.

Como dissemos, na próxima segunda publicaremos uma receita para você aproveitar o restante da jaca que sobrou. E de quebra, você ficará conhecendo algumas propriedades deste fruto tão exótico. Até lá.

¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meu ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas. Acesse o blog: http://revolucaodacolher.blogspot.com/

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”

 Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário