segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Matéria pulbicada no jornal "O diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO no dia 31/01/2011




Na semana passada, fizemos uma preparação muito saborosa utilizando a jaca. Hoje vamos utilizá-la novamente, mas antes vamos conhecer um pouco das propriedades deste fruto tão exótico e especial que se encontra no cerrado brasileiro.

A jaqueira, árvore que produz a jaca, é originária da Índia e outros países da Ásia. A origem do nome vem do hindu chakha. Seu fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. É rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais (prisão de ventre). A fruta ainda é capaz de combater a tosse de qualquer natureza, através do preparo de xaropes ou in natura. Com tantas qualidades, que tal incluí-la em sua dieta?

FIBRAS DE JACA AO MOLHO DE TOMATE



A parte da jaca que vamos utilizar em nossa receita de hoje é a parte fibrosa, aparentemente não comestível, que abriga os gomos. Para isso, necessitamos de uma jaca verde ou não muito madura, para que não apresente aroma nem sabor característicos da fruta madura. E a dica é não se esquecer de untar com óleo os utensílios que vão ser utilizados no preparo – e isso inclui suas mãos, para que o “leite” não grude, dificultando a execução.

Ingredientes: uma jaca preferencialmente verde ou não muito madura (ou as partes fibrosas, caso você tenha congelado, como sugerimos na semana passada), um tomate grande maduro para cada ½ xícara de fibras de jaca, água se necessário, azeite ou óleo o quanto baste, sal e temperos a gosto: alho, cebola, cheiro verde, pimenta, etc.

Modo de preparo: Lave bem a jaca e descasque como se fosse um abacaxi.  Corte as partes próximas da casca, na espessura desejada, formando pequenos bifes, e guarde para prepará-los conforme ensinado na receita anterior. Separe os gomos e as demais partes da jaca.  As sementes dos gomos podem ser cozidas e utilizadas como tira-gosto ou em receitas em substituição a alguns tipos de castanhas. Se você congelou a parte que vamos utilizar, então descongele, deixando em temperatura ambiente. Pique os tomates em pequenos quadrados e reserve. Aqueça o azeite ou óleo na quantidade adequada para sua preparação: 1/2 colher de sopa para cada ½ xícara de fibras. Refogue o tomate com as fibras da jaca e deixe cozinhar com o próprio líquido que se soltará do tomate. Se for necessário, acrescente um pouco de água para que as fibras fiquem macias e “desfiadas”. Tempere a seu gosto. Sirva como acompanhamento de arroz, como molho para seu macarrão, como recheio de salgados como a coxinha ou tortas. Use sua imaginação e bom apetite.

¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas. Acesse o blog: http://revolucaodacolher.blogspot.com/

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário