sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O VENENO DO AÇÚCAR E COMO SUBSTITUÍ-LO



Todos gostamos das coisas doces da vida; o lar, as palavras, a musica, os sabores. Somos viciados em tudo isto. A doçura é um presente de Deus, pois como a beleza, pois como a beleza e o caráter divino é um rasgo do Senhor Supremo quem apareceu no mundo como um doce menino que conquistou o coração dos seus devotos. E então, 5000 anos atrás, muitos pratos doces eram preparados para oferecer a Ele, mas não estavam feitos a base de químicos como o açúcar branco refinado (processado com ossos, e branqueado artificialmente) se não que com os sumos da natureza.
A natureza sempre nos tem previsto doces extraordinários, como o das frutas o mel, a cana de açúcar estevia rebaudiana, a qual é uma maravilhosa planta nativa do Paraguai, e os Incas guaranis a consumiram desde tempo imemorial.
Mas ainda que os adoçantes naturais devessem ser mais econômicos no mercado de que os processados, infelizmente isto não ocorre. Por exemplo, a cana de açúcar que produz seiva e logo deriva em açúcar mascavo, é um alimento pronto para consumir, e assim mesmo a stevia, cujo extrato pode ser 300 vezes mais doce que a cana de açúcar, sem produzir diabetes ou carie de dente, mis a indústria açucareira aplica processos refinação que alteram os alimentos naturais, impondo hábitos que são prejudiciais.
Deve-se ter presente que os produtos químicos na alimentação são nocivos para a saúde, provocam câncer e outras doenças. Pelo tanto é necessário, que o ser humano análise o processo de produção de tudo o que vão consumir. Infelizmente, a vida agitada nos leva a comprar tudo empacado, enlatado, pré-cozido, e pior ainda esquentar os “alimentos” no microondas, fazendo que os efeitos no organismo sejam ainda mais desastrosos.
A falta de dedicação e tempo para selecionar e preparar os alimentos, se resumo com o efeito negativo da publicidade através da qual se anunciam venenos como o açúcar, sem advertir ao publico de seus componentes. Tudo pelo contrario. Em troca se indicou, se perseguiu, e se proibiu plantas como a stevia, com o pretexto de que não se havia determinado se este doce poderia causar danos a saúde. Isto resulta contraditório, quando o açúcar se vende por todos os mercados ainda sabendo o prejudicial que é.
Se bem mudar os hábitos alimentares não é fácil no caso do açúcar vale fazer o quanto antes. Se há que adoçar a vida, mais com tantas frutas secas, por exemplo, que não tenham sido processadas com açúcar, se não que desidratados pelo mesmo sol. O que acontece é que o açúcar refinado carece de todos os minerais e nutrientes que a cana de açúcar aporta em estado natural, gerando adição devido à combinação de vários químicos. Nem sequer se pode confiar no mel de comercio, pois muitos apicultores alimentam as abelhas com açúcar refinado para que rapidamente produzam um doce parecido com o mel, mas que esta longe de ser. Por trás de tudo isto se encontra o interesse de empresas poderosas.
É importante não se deixar manipular mais pelos interesses econômicos de alguns, e se esforçar para levar uma vida simples com pensamentos elevados, para o qual é indispensável uma alimentação consciente (saudável) que inclui vegetarianismo, e tomar distancia de tudo o que é processado quimicamente.
A Sabedoria Védica ensina que a Krishna (Deus) se devem oferecer todos os alimentos que se prepare, cujo estado deve ser o mais puro e natural. Deus tem previsto todo o necessário para ter uma vida e uma alimentação saudável.
A doçura e a pureza nos leva ao plano da espiritualidade, dos rasgos da vida que estão expressos de maneira mais perfeita nos santos nomes de Deus. Cantar ou pronunciar estes nomes sagrados é muito especial, porque a doçura espiritual é uma linda experiência, que faz aos seres humanos mais felizes e pacíficos, curando a muitos da aspereza, e corrigindo a consciência despida de e intestável, sobre tudo a dor dos demais.
A sabedoria védica nos permite descobrir o caminho para conservar a saúde, a paz e a veracidade. Por sito os lideres devem aprender desde conhecimento, para que trabalhem na proteção do planeta, dos cultivos orgânicos, y no permitam que as grandes corporações envenenem o mundo com a alimentação química.
Existem opções para substituir os produtos químicos e viverem saudáveis e felizes. Agora, si se deixa ademais de matar aos animais para o consumo humano, e se aceita uma alimentação vegetariana estrita, sem nenhum tipo de carne, ovos nem peixe, com toda a seguridade a situação do planeta melhorará, pois tudo o que passa pela indústria o contamina, e ainda mais ainda a carne, cuja produção demanda quantidades de água inimagináveis.
Os sabores da cozinha vegetariana Ayurvédica, em troca, são ilimitados os centros de Yoga Inbound que oferecem cursos e receitas de cozinha vegetariana. Sempre devemos olhar em direção ao natural. Deus nos tem dado um mundo surpreendentemente opulento e maravilhoso.

Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário