quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE”



O jornal “O Diário de Notícias”, da cidade de Catalão - GO, em parceria com a “Revolução da Colher”, lançou nesta segunda sua adesão à famosa campanha “Segunda sem Carne” (em inglês Meat Free Monday), iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney. 

O blog "Colheita Viva" vai acompanhar esta parceria. Confira as matérias publicadas e aproveite para testar as deliciosas receitas vegetarinas as segundas, terças, quartas.....e quem sabe você não descobre que ser vegetariano é muito mais gostoso do que parece?


Por que "Segunda sem Carne"?  Paul criou o movimento devido à sua preocupação com o meu ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A campanha sugere que todas as segundas-feiras, os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, etc.) por um alimento vegetariano. 

Por que eu devo substituir a carne em meu prato? Um dos motivos é o estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Ele mostra que as emissões de gases estufa associada à cadeia de produção de carne representam 18% das emissões totais do planeta, com sérias conseqüências para a saúde do meio ambiente. O desmatamento para a criação de pastagens, o transporte e o processamento industrial do alimento também integram a cadeia produtiva da carne. Mas a idéia original não é comer ovos fritos ou omelete toda segunda. O ovo, assim como leite e derivados, também tem sua parcela de contribuição na emissão de gases por serem subprodutos desta cadeia.

Agora vamos conhecer um pouco sobre a “Revolução da Colher”. Ativa em vários países, dentre eles o Brasil, esta revolução pacifista busca levar informações ao mundo de forma atrativa e inspiradora. É um movimento aberto a todos os interessados em empunhar uma colher e levar informações que ajudem a melhorar a qualidade da consciência no planeta. Uma revolução que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas. ¹

Nós, da Revolução da Colher, vamos apresentar todas as segundas-feiras uma deliciosa receita vegetariana para convidar você leitor a aderir a esta linda campanha (o planeta agradece) e se deleitar com novos sabores, cheios de saúde e amor. Prepare-se para ficar com água na boca!

Ingredientes
- 1 xícara de chá de aveia em flocos
- 1 xícara de chá de cenoura ralada no ralo fino
- ½ xícara de chá de farinha de rosca
- ½ xícara de chá de farinha de trigo (preferencialmente integral)
- 1 batata média cozida e amassada.
- óleo, sal e temperos a gosto. Experimente acrescentar folhas de manjericão ou salsinha, fica muito saboroso
- farinha de rosca para empanar.
Preparo
Misture todos os ingredientes. Se for necessário, acrescente um pouco de água para dar liga. Faça pequenas almôndegas, passe na farinha de rosca e asse em forma untada em óleo até dourar. Depois de assadas, cozinhe em molho ralo de tomate por 15 minutos e bom apetite!

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário