segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Matéria publicada no jornal "O Diário de Noticias", da cidade de Catalão, GO no dia 14/02/2011

Quem nunca ficou com água na boca diante de um delicioso kibe assado? A sugestão de hoje vai deixar a família toda feliz e com vontade de quero mais. E quem preparou esta versão vegetariana fácil, simples e econômica, foi a ativista da Revolução da Colher, Ana Beatriz B. Terra, que elaborou esta receita especialmente para seu chá de bebê – e todos comeram até a última raspinha da forma. É isso mesmo, Ana será a mamãe de uma futura garotinha e é vegetariana. Ela garante: está super saudável e sua futura filhota também. Então, arregace as mangas e se prepare para os elogios...

KIBE VEGETARIANO ASSADO

Ingredientes da massa:
·        250 gramas de trigo para kibe (meio pacote),
·        um tipo de tubérculo ou raiz comestível (cará, mandioca, batata, mandioquinha, inhame) o quanto baste. A quantidade vai ser determinada pelo tipo escolhido, que dará a liga na massa. Utilize de uma a duas unidades.
·        Sal, óleo ou azeite e temperos a gosto (sugerimos hortelã).

Ingredientes do recheio:
·        2 tomates maduros;
·        1 lata de ervilha;
·        1 lata de milho verde;
·        1 cenoura;
·        azeitonas o quanto queira;
·        sal, óleo ou azeite e temperos a gosto (sugerimos salsinha)

Preparo:

Deixe o trigo de molho na água. Enquanto isso cozinhe a raiz ou tubérculo para que desmanchem, formando um purê e reserve. Abra a lata de ervilhas e de milho verde e lave o conteúdo em água corrente. Rale a cenoura e dê uma ligeira fervida junto com as ervilhas e o milho verde. Numa frigideira, refogue o tomate no óleo ou azeite. Acrescente a cenoura, ervilha e milho verde e refogue mais um pouco. Tempere a gosto e desligue o fogo. Volte ao trigo para kibe. Transfira o conteúdo para uma peneira e lave por duas ou três vezes em água corrente. Escorra bem a água do trigo, aperte para sair o excesso. Se quiser, utilize um pano seco e limpo para deixá-lo ainda mais seco. Acrescente o purê que estava reservado, tempere a gosto (sal, pimenta, salsinha, etc). Com ajuda das mãos, misture bem os ingredientes, para poder agregá-los por igual. Divida a massa em duas partes. Monte em uma assadeira colocando primeiro uma parte da massa, o recheio e cobrindo com o restante da massa. Asse em forno quente por aproximadamente 40 minutos ou até que fique dourado. Agora vem a melhor parte: comer. Bom apetite!

Dica da Ana Beatriz: se você quiser, pode agregar os ingredientes do recheio na própria massa e montar o seu kibe na versão sem recheio. Fica igualmente delicioso.  Aproveite e experimente as duas versões. Garanto que a turma toda vai comer com vontade! Até a próxima semana.


¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas.  Acesse: http://revolucaodacolher.blogspot.com/  e  http://colheitaviva.blogspot.com/

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário