sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade, o que significa esta palavra?


O conceito é um meio de se configurar a civilização e as atividades desenvolvidas pelo ser humano, de forma que a sociedade, os que fazem parte da mesma e as suas economias possam preencher suas necessidades e exprimir o seu maior potencial no presente, e também  preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, agindo de forma previamente planejada para atingir pró-eficiência na manutenção desses ideais.

A sustentabilidade envolve a questão econômica, social, cultural e ambiental. Quando falamos de sustentabilidade, tratamos de algo realmente difícil de alcançar. Não significa que seja impossível.

Diversos movimentos e projetos ambientais de organizações pelo Brasil afora tomam os devidos cuidados quando falam sobre sustentabilidade, outras nem tanto. Alguns termos encontrados com freqüência são: ambientalmente amigável, ecologicamente correto, dentre outros. Tais nomenclaturas tratam somente das questões ambientais. Aliás, muitas vezes quando se fala de sustentabilidade pensa-se somente no meio ambiente.

Portanto, a primeira questão que se deve ressaltar é que a sustentabilidade não se refere somente ao meio ambiente, ecossistemas e biodiversidade.

Tomando por conta o meio ambiente, é importante ressaltar que os pontos relevantes são: poluição do ar e mudanças climáticas, biodiversidade, uso do solo e recursos hídricos. Sendo assim é necessário manter a sustentabilidade em todos estes âmbitos para que uma atividade seja ambientalmente sustentável.

Os movimentos ambientais, organizações sem fins lucrativos, organizações governamentais e empresas privadas que fazem um trabalho sério e desenvolvem projetos efetivos estão de parabéns. No entanto, o que preocupa e entristece é ver que muitas delas tem usado o termo sustentável para benefício próprio sem a menor responsabilidade, utilizando isto como marketing para obter retorno principalmente financeiro. O que precisamos não é disto, mas sim de organizações responsáveis, com critérios e responsabilidade, com projetos que visem a real sustentabilidade, seja ela ambiental, social, cultural ou econômica.


João Gabriel Dourado Ferriani Branco
Fonte: IEPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário