quarta-feira, 16 de março de 2011

dE bEm CoM a vIdA

Publicado na revista mensal "Caldas Vip" edição março de 2011



O QUE É ALIMENTAÇÃO VIVA

De bem com a vida, de bem com o mundo, de bem com... o estômago! É isso aí, hoje nossa coluna vai ficar mais apetitosa, pois vamos falar de um assunto que está na boca de todo mundo: comida. Hum!  Mas não vamos falar de uma dieta qualquer, vamos falar do que para alguns dos melhores médicos e entendidos do mundo é o top de linha para sua saúde e bem estar: a Alimentação Viva.

Mas o que é isso? A Alimentação Viva é o nome dado a uma forma de alimentar-se que se baseia no respeito à ENERGIA DOS ALIMENTOS. Esta energia em algumas culturas é chamada de Chi (China), Ki (Japão), Prana (Índia) e segundo elas, está presente em todos os seres vivos. É a força vital que nos move e dá vida. Isso nos leva a entender que privilegiar os alimentos que mantêm intactas suas características energéticas vitais é muito importante para nossa saúde e bem estar.

Existem muitos médicos, nutricionistas e chefs culinários espalhados pelo mundo afora que se especializaram neste assunto. Aqui no Brasil temos trabalhos maravilhosos desenvolvidos por vários profissionais da área médica. Um exemplo deles é o médico PHD Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”.

Os alimentos “vivos” são as frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e sementes germinadas. Todos “presentes” da mãe Terra para nutrir nosso corpo de forma saudável e amorosa.  Isso exclui alimentos de origem animal, tais como: carnes, leite, ovos. Também não estão inclusos neste quesito os alimentos processados ou industrializados, farinhas diversas, açúcar e alimentos com aditivos químicos e artificiais tais como conservantes, corantes, alimentos tratados com agrotóxicos ou transgênicos. É um verdadeiro resgate da culinária original de nossos ancestrais.  Mas para que os alimentos tenham sua energia vital intacta, eles são submetidos a uma temperatura de até 50 graus centígrados ou simplesmente crus. Isso permite com que suas vitaminas e sais minerais sejam preservados, aumentando o potencial nutritivo dos alimentos. Mas cuidado com a limpeza dos alimentos, por não serem submetidos a altas temperaturas, precisam estar muito bem higienizados.

Você está torcendo o nariz e achando que isto é horrível? Então conheça mais sobre este assunto, acompanhando nossa coluna. Vamos lhe dar muitas dicas e receitas aqui na Revista “Caldas Vip” para você descobrir que a vida com saúde pode muito saborosa. Comece hoje mesmo experimentando a deliciosa receita do chef Mauro Cesar Nascimento:

TORTA DE DAMASCO


INGREDIENTES: Massa: 200 g. de amêndoas, 50 g. de tâmaras secas s/caroço. Recheio: 350 g. de damasco seco,25 g. de gengibre descascado

MODO DE FAZER: Deixar as tâmaras de molho em água filtrada por 8 horas. Escorrer e processar até obter uma pasta homogênea. Processar as amêndoas até obter uma farofa grossa. Misturar as amêndoas e as tâmaras e espalhar em forma para tortas de aro removível. Para o recheio: deixar os damascos de molho em água filtrada por 8 horas. Escorrer o Damasco e processar com o gengibre até obter uma pasta. Rechear a base e enfeitar com fatias de damasco e folhas de hortelã.  Rendimento: 8 pedaços.

Aproveite para deliciar-se com esta maravilhosa torta, mas aqui vai uma dica especial: para ela ficar ainda mais tentadora, agradeça a Deus o alimento que vai fazer parte de você. Ulrich Harlan, idealizador do Projeto Mundial de Psicologia Perene ou “Oida-terapia”, um novo conceito terapêutico que busca integrar elementos da psicologia atual a diferentes caminhos místicos do planeta, nos dá uma informação muito importante: o alimento é capaz de nutrir não só o seu corpo, mas o seu espírito. Isso mesmo: quando nos alimentamos de forma amorosa, como sugere a Alimentação Viva ou outras tantas “linhas”, temos a capacidade de trabalhar com a alma, auxiliando nosso crescimento espiritual através da nutrição.  Então, bom apetite – em dose dupla!

por Juliana de Paula



Juliana de Paula é Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Plantas Medicinais e em Terapias Vibracionais. Palestrante e ativista da Revolução da Colher - projeto internacional que difunde o respeito pela vida e o amor universal, propondo soluções mais saudáveis para o planeta (homens, animais, plantas e ecossistema como um todo) a partir da prática da alimentação vegetariana e das ações sustentáveis, dentre outras.  CONHEÇA MAIS SOBRE O ASSUNTO DE HOJE. Acesse: http://colheitaviva.blogspot.com/