sexta-feira, 4 de março de 2011

Estudo diz que chá de hortelã reduz hormônio masculino do corpo da mulher


Um grupo de cientistas turcos pesquisaram sobre o impacto do chá de hortelã nas mulheres e a conclusão foi a seguinte: a bebida pode ajudar a controlar o excesso de pêlos. De acordo com o estudo, beber chá de hortelã duas vezes ao dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher, entre eles a testosterona.

O hormônio masculino provoca o crescimento excessivo de pêlos escuros e grossos na barriga, rosto e seios, regiões onde normalmente não nascem. A condição é chamada de hirsutismo, que está ligado, em geral, a desequilíbrios hormonais e é comum em mulheres que sofrem com a síndrome do ovário policístico.

O hirsutismo é tratado com medicamentos que reduzem o hormônio andrógeno (masculino) do corpo feminino. Porém, segundo os cientistas da Universidade Suleyman Demirel, o chá de hortelã pode ser uma boa e natural alternativa para o problema.

Os especialistas analisaram os efeitos da planta em 21 voluntárias com hirsutismo. Desse número, 12, que sofriam da síndrome do ovário policístico, beberam dois copos de chá de hortelã diariamente durante cinco dias. Os pesquisadores perceberam uma diminuição significativa nos níveis de testosterona (hormônio andrógeno) ativa no sangue e um aumento em vários hormônios femininos.

Apesar do resultado, a coordenadora da pesquisa, Mehmet Numan Tamer, disse que é necessário fazer outros trabalhos para comprovar a eficiência da infusão. "Este estudo mostra que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural para mulheres com sintomas leves. Agora precisamos fazer mais estudos para testar a confiabilidade dessa descoberta, e para ver até que ponto a redução nos andrógenos ajuda mulheres com hirsutismo leve", completou.
O trabalho foi publicado na revista especializada Phytotherapy R

DICA DO COLHEITA VIVA: Utilize folhas frescas de hortelã no Leite da Mãe Terra ou prepare um delicioso suco natural de abacaxi com hortelã. Esta erva pode ser utilizada em muitas outras preparações, tanto doces quanto salgadas e confere um sabor delicioso no Pão dos Essênios. Experimente!

6 comentários:

  1. isso ai não serve pra nada tem q coloca uma planta ai q faz a mulherada ficar com vontade de ...

    ResponderExcluir
  2. gente o chá de Hortelã funciona sim, digo por experiencia própria, as vezes não damos importância por achar que um simples chá possa curar alguma coisa, mas nos esquecemos que antigamente tudo era curado com ervas. Super feliz com os resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fernanda, pode me contar mais sobre os resultados que teve? Tenho excesso de pêlos por problemas hormonais, esse chá é a minha esperança rs. Como está preparando o chá com a folha seca ou fresca? E qual a quantidade que está tomando por dia?
      Se puder responder agradeço muito!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Podemos tomar por tempo indeterminado ou podemos fazer pausa?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o chá de hortelã sempre foi uma bebida da tarde,por sinal muito gostosa nunca houve relato de danos por tomar o chá de hortelã, como diria minha mãe (tudo de mais, até oq é bom é veneno.) metáfora ok galera

    ResponderExcluir