sábado, 30 de abril de 2011

Substâncias químicas podem interferir na fertilidade masculina

Um relatório divulgado por instituição britânica mostra que a saúde reprodutiva do homem pode ser prejudicada ainda no útero da mãe.

A fertilidade masculina pode ser prejudicada ainda no útero da mãe. Um relatório divulgado pela CHEM Trust, instituição britânica que visa proteger os seres humanos e animais de substâncias químicas nocivas, destaca os perigos que existem em alguns alimentos e produtos a que a grávida está exposta.

Segundo o autor do estudo, Richard Sharpe, especialista em biologia reprodutiva do Medical Research Council, na gestação, muitas substâncias químicas presentes tanto no ambiente quanto em produtos (como ftalatos, encontrados em plásticos, sabonetes, bisfenol, garrafas e embalagens de plástico, e pesticidas) têm o potencial para bloquear a ação da testosterona no útero. Esse é o hormônio masculino fundamental para a correta formação do pênis e testículos do bebê.

A alteração pode fazer com que ocorra ainda queda na quantidade de espermas e aumento da chance de câncer nos testículos futuramente. A análise sugere que o efeito cumulativo dessas substâncias é que pode trazer danos. A sugestão, segundo o especialista, é que as mulheres que estão planejando engravidar diminuam a exposição a esse tipo de química.

Segundo Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio Libanês (SP), cada vez mais estudos comprovam a existência dessas substâncias na cadeia alimentar e o quanto são prejudiciais ao organismo. “No dia a dia, é difícil ficar longe desses agentes, como é o caso da poluição, mas pequenas medidas, em especial na questão alimentar, podem oferecer alguma proteção”, diz.

Veja o que você pode fazer para diminuir a exposição a substâncias químicas nocivas:

- prefira alimentos orgânicos, e com selo oficial;
- evite comidas artificais, e só consuma o que souber que é de boa procedência;
- coma alimentos frescos e feitos na hora;
- lave bem legumes, frutas e verduras, evitando parasitas;
- prefira panelas de ferro às de teflon ou alumínio, que soltam substâncias químicas. Cozinhando em panelas de ferro você ainda reduz o risco de anemia na gravidez;
- evite guardar alimentos em embalagens e potes plásticos. Prefira utensílios de vidro;
- evite ficar em ambientes muito poluídos por longos períodos, como garagens com carros ligados.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário