sábado, 30 de abril de 2011

Estudo demonstra que certos tipos de proteínas interferem na fertilidade feminina

Publicado por Marcos Vinhal Campos
Estudo recente divulgado no Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia, que associa o consumo de proteínas a falta de ovulação – um ciclo anovulatório é aquele no qual os ovários falham em liberar um óvulo – em mulheres saudáveis, mostra que o consumo da proteína animal (carne vermelha, frango, peru, carnes processadas, peixe e ovos) aumento o risco desta patologia.

Além disso, os pesquisadores americanos constataram que o consumo de proteína vegetal  (tofú ou grão de soja, ervilhas, feijão ou lentilha, amendoim)  estão associados a um risco menor de infertilidade ovulatória. Esta relação foi prevalente entre as mulheres com mais de 32 anos, embora não exista uma clara explicação porque a idade poderia modificar a associação entre a ingestão de proteínas e infertilidade ovulatória.

A nutricionista Rosa Silvestrim destaca que a  pesquisa comprova investigações anteriores que mediram o efeito da dieta na função ovulatória em animais. Além disso, a ingestão de proteína pode afetar a insulina e  a resposta da glicose de forma diferente, dependendo da fonte de proteína.
                                               
Síndrome dos Ovários Polícisticos.

Elevados níveis de hormônios ligados aos fatores de crescimento semelhante à insulina tipo 1 podem estar envolvidos no desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos – caracteriza-se por alterações hormonais que podem repercutir no organismo e levar à infertilidade -, a causa mais comum de falta de ovulação. Ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é um processo natural e normal, formam-se vários que ficam “acumulados” e não liberam os óvulos; eles não se rompem.

Os pesquisadores americanos descobriram ainda, que, nas mulheres, o consumo da proteína animal foi associado positivamente com Níveis de IGF-I (hormônio do crescimento), enquanto que o consumo da proteína vegetal não foi relacionado a este hormônio.

Os resultados sugerem que substituição de fontes de proteína animal, em especial frango e carnes vermelhas, com fontes vegetais de proteína pode reduzir o risco de infertilidade devido à falta de ovulação.
                                                                   
Referência                         

J.E. Chavarro, et al. “Protein intake and ovulatory infertility”, American Journal of Obstetrics and Gynecology, 198 (2008):210. E1-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário