terça-feira, 14 de junho de 2011

ACARAJÉ VEGETARIANO COM VATAPÁ

REVOLUCIONE SUA COZINHA  -  CAMPANHA “SEGUNDA SEM  CARNE”*

Publicado no Jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO – 16 DE MAIO DE 2011

Oba! Hoje tem receita afro-brasileira em sua mesa! Mais uma colaboração do povo negro para nossa cultura! Delicie-se!

ACARAJÉ VEGETARIANO



Ingredientes (para a massa): 2 xícaras cheias de feijão marcassa ou fradinho, 1 dente de alho socado,2 dentes de alho,1/2 cebola, 1 e 1/2 colher (chá) de sal,1 colher (chá) de molho forte de pimenta (opcional), 1/2 colher (chá) de pimenta do reino, 1 colher (chá) de fermento em pó, óleo para fritura, 3 colheres (sopa) de azeite de dendê.

Preparo: Deixe o feijão de molho de um dia para o outro em bastante água com o dente de alho amassado. Escorra o feijão em um pano de cozinha limpo e reserve duas xícaras da água. Embrulhe o feijão no pano e esfregue vigorosamente para remover a casca. Mergulhe-o em água e retire as cascas. Coloque metade do feijão no liquidificador e junte uma xícara do líquido reservado, o alho picado, a cebola, o sal, o molho forte de pimenta, a pimenta do reino e o fermento em pó. Bata bem até formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão e mais uma xícara do líquido reservado, mas omitindo os temperos. Misture as duas partes da massa e reserve para descansar pelo menos meia hora. Aqueça bem o óleo misturado com o azeite de dendê. Bata um pouco a massa e coloque colheradas da mesma para fritar. Vire os bolinhos com a escumadeira equando estiverem fritos e dourados, retire e deixe escorrer em papel absorvente. Sirva os bolinhos com vatapá, caruru ou uma salada de tomates picados com cebola. Dica - O segredo do acarajé é sempre bater a massa antes de tirar as colheradas para fritar.

E para rechear seu acarajé, um delicioso VATAPÁ

 

Ingredientes: 2 xícaras de leite de coco, 3 colheres de óleo de dendê, 3 xícaras de tomate picadinho sem pele, 1/2 xícara de coentro picadinho, 4 dentes de alho, 1 cebola grande (150 g), 1 pimentão vermelho médio, 2 xícaras de palmito em rodelinhas de 1 centímetro (opcional), 1/2 xícara de amendoim picadinho (amendoim torrado e sem casca) ou 1 xícara de castanha de caju picado, 2 colheres de sopa (40 g) de gengibre fresco ralado ou em pó, 2 xícaras de pão amanhecido ralado, 1 colherinha de cominho ou pimenta-do-reino a gosto, sal a gosto.
Preparo: Esmigalhe o pão com as mãos numa tigela grande. Umedeça com a água e 1 xícara de leite de coco e deixe de molho, por, no mínimo, 30 minutos. Coloque o pão no copo do liquidificador, bata em velocidade alta até triturar bem e passe para uma tigela. Numa panela grande, coloque o azeite-de-dendê, o palmito e leve ao fogo alto. Cozinhe, mexendo de vez em quando com a colher de pau por 15 a 20 minutos. Acrescente o leite restante e mexa até surgirem bolhas na superfície da mistura. Junte o gengibre e os amendoins (ou castanhas), cozinhe por mais 5 minutos, verifique o tempero e acrescente sal e pimenta/cominho a gosto. Logo após, tire do fogo e recheie os vatapás.

Fonte: Revista dos Vegetarianos e Pratos Vegetarianos
*Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas.  Acesse:  http://colheitaviva.blogspot.com/ e  http://revolucaodacolher.blogspot.com/
por Madhurya Prema
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”

Nenhum comentário:

Postar um comentário