terça-feira, 14 de junho de 2011

Charutinhos de Repolho

REVOLUCIONE SUA COZINHA  -  CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Publicado no Jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO -  07/03/2011

A Campanha “Segunda sem Carne” de hoje traz uma receita deliciosa utilizando uma hortaliça muito conhecida por todos: o repolho. Na verdade o que muita gente não conhece são suas excelentes propriedades terapêuticas. Que tal conhecê-las agora?
O repolho cru é uma ótima fonte de vitaminas A e C, indispensáveis para uma boa visão. Estas vitaminas também auxiliam no crescimento e formação dos dentes e evita infecções. A vitamina C também previne o envelhecimento precoce e ajuda a combater gripes e resfriados.  O repolho verde é um ótimo depurativo do sangue e auxilia em casos de cansaço físico e mental. Em cataplasma, é excelente para dissolver furúnculos e para dores articulares. E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades que estimulam a produção de hormônios do corpo.

Dr. Teófilo L. Ochoa diz que: "o repolho goza de propriedades alcalinizantes e é essencialmente rico em vitaminas e sais minerais especialmente potássio, cálcio, fósforo e ferro; por isso constitui um bom remédio para os desnutridos, anêmicos e debilitados em geral. Segundo o médico, a forma mais recomendável de comer o repolho é cru, especialmente quando se tem em vista os efeitos curativos. Então, ponha saúde em seu prato e delicie-se com nossa receita de hoje.

Charutinhos de Repolho



Ingredientes: Folhas grandes de repolho (verde ou roxo) o quanto baste; arroz cozido (preferencialmente integral) - uma colher de sopa para cada charuto; soja temperada - duas colheres de sopa para cada charuto; azeite de oliva; hortelã fresca; uma xícara de molho de tomate de sua preferência.


Preparo: Ferva um pouco de água, suficiente para mergulhar as folhas de repolho e desligue. Espere a água esfriar um pouco até uma temperatura suportável pelas suas mãos e coloque as folhas de repolho para amolecer. As folhas ficarão firmes, porém flexíveis.  Se preparar assim, você deixará as propriedades terapêuticas do repolho intactas, então não cozinhe as folhas e não as coloque na água muito quente. Misture em um recipiente o arroz, a soja temperada, o azeite e a hortelã, já aquecidos. Recheie cada charuto, dobre as pontas como se fizesse um pacote e amarre com laços de repolho cru. Acomode-os em uma forma untada com azeite de oliva e cubra com o molho de tomate previamente aquecido. Sirva imediatamente.

Dica: Com este recheio você pode também rechear berinjela, abobrinha e pimentão.  Bom apetite! A gente se encontra na próxima segunda. Até lá.

¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas.  Acesse: http://revolucaodacolher.blogspot.com/  e  http://colheitaviva.blogspot.com/

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário