segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Matéria publicada no Jornal "O DIário de Notícias" da cidade de Catalão, GO -  no dia 28/02/2011

A Campanha “Segunda sem Carne” de hoje traz uma receita especial. A garotada vai comer de montão! Confira:
NUGGETS DE SOJA


Ingredientes:
1 colher (sopa) cheia de óleo de canola ou girassol; 1 tomate sem pele e sem semente picado; 1 cenoura média ralada; 1/2 cebola picadinha; 1 colher (chá) de alho amassado; 1 e 1/2 xícara (chá) de resíduo de soja hidratado (aperte na xícara para medir); 8 colheres (sopa) de shoyu (sem glutamato monossódico); 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado; 2 colheres (chá) de manjericão seco; 1 colher (chá) de páprica picante; 4 copos de água ; 2 bananas nanicas verdes (se não tiver, 1 inhame grande cozido no vapor e amassado); 3 colheres (sopa) de germe de trigo cru; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Óleo e farinha de rosca para empanar.

Instruções:
Coloque as duas bananas verdes em uma panela de pressão. Cubra com água. Marque 5 minutos após começar a sair o vapor e deixe a panela tampada por mais 5 minutos. Retire da casca e bata a polpa em um processador. Não se assunte, o gosto de banana verde cozida é algo entre mandioca e batata, mas com mais nutrientes (é chamada de "biomassa"). Reserve. Em uma panela coloque o óleo, cebola e alho. Refogue até ficar transparente. Acrescente os tomates e a soja e refogue mexendo sempre por uns 3 minutos. Coloque o shoyu e a água e deixe ferver. Quando a água estiver reduzida a só um copo, acrescente a cenoura, o cheiro verde, manjericão e páprica. Deixe secar bem (vai ficar uma massa uniforme que desgruda da panela) e desligue o fogo. Ponha o germe de trigo e mexa. Espere esfriar, coloque a banana cozida e a farinha. Amasse com as mãos.
A consistência deve estar boa para enrolar (mas não dura!), se necessário coloque um pouco mais de farinha. Teste a quantidade de sal também e coloque mais shoyu se quiser. Besunte as mãos com óleo e molde os nuggets (retângulos, luas, corações, círculos, use a imaginação). Passe na farinha de rosca cobrindo bem. Asse em forno quente, em fôrma untada, por 20 minutos ou até dourar, virando os nuggets na metade do tempo. Se congelado, aumente o tempo em 10 minutos. Sirva com molho de sua preferência (catchup, mostarda, etc).


 Bom apetite!

Fonte: livro de receitas digital

¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas.  Acesse: http://revolucaodacolher.blogspot.com/  e  http://colheitaviva.blogspot.com/

por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário