REVOLUCIONE SUA COZINHA - CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE”*
Publicado no Jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO – 06 DE JUNHO DE 2011
Experimente esta deliciosa inovação culinária e prepare-se para os elogios. Bom apetite!
Guisado de Feijão-vermelho e Sonhos
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
1 colher de sopa de óleo vegetal; 1 cebola vermelha, às rodelas; 2 talos de aipo, picados; 850 ml de caldo de legumes; 225 g de cenouras, cortadas em cubos; 225 g de batatas cortadas em cubos; 225 g de abobrinha cortadas em cubos; 4 tomates sem pele e cortados em pedaços; 125 g de lentilhas vermelhas, 400 g de feijão-vermelho de lata, lavado e escorrido;1 colher de chá de páprica; sal e pimenta a gosto.
SONHOS
MODO DE PREPARO:
Aqueça o óleo numa caçarola resistente ao calor ou numa panela grande. Junte a cebola e o aipo e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, durante 3-4 minutos até ficarem brandos. Verta o caldo e inclua as cenouras e as batatas. Deixe ferver, tape e cozinhe durante 5 minutos. Adicione as abobrinhas, os tomates, as lentilhas, o feijão, a paprika e os temperos. Deixe ferver, tape e cozinhe durante mais 5 minutos. Entretanto, faça os sonhos. Peneire a farinha, o sal, o fermento e a páprica para uma tigela. Incorpore as ervas e a gordura vegetal. Ligue tudo com água até formar uma massa macia. Divida em 8 porções e enrole-as cuidadosamente para formar bolas. Destape o guisado, mexa, junte os sonhos, empurrando-os ligeiramente para dentro do guisado. Tape, reduza o lume para o preparado guisar lentamente e cozinhe durante mais 15 minutos até os sonhos surgirem à superfície já bem cozidos por dentro. Guarneça com a salsa e sirva imediatamente.
*Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas. Acesse: http://colheitaviva.blogspot.com/ e http://revolucaodacolher.blogspot.com/
por Madhurya Prema
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário