terça-feira, 14 de junho de 2011

Strogonoff de Berinjela

REVOLUCIONE SUA COZINHA  -  CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” ¹

Publicado no Jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO – 04 DE ABRIL DE 2011

Mais uma semana cheia de sabor está começando. E nada melhor do que um início repleto de refeições saborosas e cheias de saúde! A dica de hoje leva um ingrediente deliciosamente saudável: a berinjela.

Segundo a nutricionista Maria Gandini, a berinjela é um vegetal com alto teor de água, baixo teor de proteínas, rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C). E todos estes componentes juntos têm a capacidade de:

- Diminuir o colesterol plasmático;
- Produzir efeito hipoglicêmico (recomendável para quem tem diabetes);
- Combater à aterosclerose;
- Ação vasodilatadora e efeito diurético (ideal para quem sofre de hipertensão).

Poucas pessoas sabem, contudo, que a berinjela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. Segundo vários autores, a berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre. Depois de saber de tudo isso, vai uma berinjela aí?


Strogonoff de Berinjela



Ingredientes:

1 unidade(s) de berinjela com casca(s)
1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de Champion fresco fatiado(s)
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
2 colher(es) (sopa) azeite de oliva
1 caixinha de creme de leite  de soja
3 colheres de sopa de catchup
sal  a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto
salsa e cebolinha a gosto
1 colher de sopa de molho inglês

Modo de Preparo:

Corte a berinjela em cubos e passe os na farinha de trigo. Retire os excessos de farinha e frite aos poucos no azeite. Acrescente a cebola e frite até que a água tenha secado. Refogue os champignons fatiados. Junte a água dos champignons e deixe ferver.  Acrescente o creme de leite de soja, o catchup, o molho inglês e a pimenta-do-reino. Junte os cubinhos fritos de berinjela e deixe ferver bem. Desligue o fogo e acrescente salsa e cebolinha picadas. Corrija o sal e sirva com arroz, salada de folhas verdes e batata palha. 

¹Em inglês Meat Free Monday, campanha iniciada em 2003 pelo ex-beatle Paul McCartney, que criou o movimento devido à sua preocupação com o meio ambiente e com a crueldade sofrida pelos animais. A sugestão é de que todas as segundas-feiras os não-vegetarianos substituam a carne de seus pratos (isso inclui: peixes e demais frutos do mar, carne de vaca, de porco, frango, ovos, etc.) por um alimento vegetariano. O Jornal “O Diário de Notícias” em parceria com a “Revolução da Colher”, aderiu a esta famosa campanha. A “Revolução da Colher” é um movimento que se baseia na paz e na adoção de práticas alimentares pacíficas.  Acesse: http://revolucaodacolher.blogspot.com/  e  http://colheitaviva.blogspot.com/
por Madhurya Prema Devi Dasi
Culinarista vegetariana e ativista da “Revolução da Colher”
madhuryaprema@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário